segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Como recuperar arquivos deletados


Nesse tutorial irei mostrar como fazer essa façanha usando um software gratuito (para uso não comercial) chamado FreeUndelete. Vale lembrar que não existe uma fórmula mágica que nos diz quanto tempo temos para usar o programa após ter apagado o arquivo. Isso se deve ao fato de não sabermos se as partes onde estavam escrito seu arquivo no HD já foram sobreescritas. Inicialmente precisaremos baixar o FreeUndelete e instala-lo. É altamente aconselhável interromper outras atividades do computador antes de começar a usar o software.


1º Passo:

Abra o programa. Escolha a unidade que deseja escanear(a) e clique no botão "Scan"(b). Após o clique será mostrado uma barra de progresso logo em baixo(c). O tempo de escaneamento dependerá da capacidade do seu HD.


2º Passo:

Terminado o escaneamento será mostrado uma lista de arquivos que podem ser recuperados. Observe a coluna "Status"(a). Arquivos com status "Good" quase sempre serão recuperados. Já arquivos com status "Poor" provavelmente já foram sobreescritos. Selecione os arquivos que deseja recuperar, escolha a pasta onde os arquivos serão recuperados(b) e clique no botão "Undelete"(c).

obs:. Na hora de escolher a pasta onde serão gravados os arquivos recuperados dê preferência para unidades diferentes da que você está tentando recuperar algo para evitar que mais arquivos sejam sobreescritos.

Lembre-se de que quanto menor a atividade do computador durante o intervalo de apagar o arquivo e usar o programa melhores serão as chances de ter sucesso na recuperação. Também é possível recuperar dados de pen drive/mp4, filtragem de arquivos/tipos e etc. Para mais detalhes técnicos visite o site oficial. Espero que esse tutorial tenha quebrado o galho de muita gente. Até mais.

hd
HD
pen drive
Pen drive
mp4
MP4
câmera digital
Câmera Digital
celular
Celular

Veja também





12 comentários :
Anônimo disse...

tive que formatar meu pen-drive usei o programa que vc indicou mas não recuperou os arquivos do meu pen-drive. será que não tem mais jeito? olha quando selecionei a area de scan que selecionei unidade E apareceu reiscon

Blogueigoo disse...

Experimente usar outros programas. Existem vários desse tipo. Talvez com algum deles você consiga recuperar seus arquivos. Veja no link abaixo alguns programas dessa categoria:

Programas para recuperar arquivos deletados (link)
(Procure programas que tenham na descrição o "recover files", "recovery files" ou "recover data")

Jose disse...

OMG, muito bom esse programa :D

consegui recuperar um video que tinah excluído rs

muito obrigado ;)

Anônimo disse...

Cara vc e o Cara. Tu nao sabeste como me ajudou, tirou minha cabeça da forca. Galera realmente funciona. So uma dica aki quando for recuperar se tiver em pastas recupere cada uma por vez.

by: Daniel Ribeiro

Anônimo disse...

eu não consegui, no pen drive que eu queria recuperar os arquivos aparecia Undelete is not supported
o que eu faço ?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

tente usar o programa Recuva.

Anônimo disse...

minhas fotos nao estavam salvas no cartão de memória, e sim no celular. O que eu faço pra recuperar, tem jeito?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

quando você conecta o celular no computador (por cabo ou bluetooth) aparece mais uma letra (por exemplo, X:) no "Meu Computador"? Se sim, significa que esse novo "drive" (letra) é a memória interna do celular e que você pode usar algum dos programas de recuperação de arquivos nesse drive para tentar recuperar algo. Se não aparecer a letra (memória interna) quando você conecta o celular, então acho que esses softwares comuns por aí não conseguirão recuperar (nem terão acesso a memória). Talvez existam softwares mais específicos para tal finalidade (recuperar arquivos), mas não posso confirmar pois nunca pesquisei a fundo o assunto.

Anônimo disse...

Oiie
acabei de baixar o programa mais quando eu seleciono, não aparece a pasta para ser recuperada..

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

talvez o programa não conseguir recuperar algo com sucesso. Tente usar o programa Recuva. Faz a mesma coisa, mas talvez você tenha mais sorte com ele.
Baixe-o no link abaixo:

http://blogueigoo.blogspot.com.br/2009/11/software-recuperar-arquivos-deletados.html

Danilo disse...

Olá, equipe Blogueigoo. Ao formatar o PC, passei alguns dados pro meu MP4, porém quando coloco o mp4 em qualquer computador, aparece que a memória ta cheia, mas não aparecem os arquivos, podem me ajudar?
Grato. :D

Blogueigoo disse...

@Danilo,

nunca vi esse problema. Esses programas de recuperar arquivos, tal como o postado nesse artigo ou o programa Recuva, conseguem achar algo para recuperar?
Detalhe, se for possível recuperar, faça-o no HD do computador, senão pode acabar perdendo os dados.