terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Como deletar arquivos definitivamente


Um problema comum e que poucas pessoas estão cientes é o fato que arquivos de computador podem ser recuperados de diversas formas, mesmo após serem excluídos da lixeira ou após a formatação do HD. Para piorar o problema, informações confidenciais, como o número do cartão de crédito, podem estar contidas nesses arquivos recuperados e uma vez que o número do cartão está em posse de um cracker não espere coisa boa. Recuperar arquivos deletados também pode ser tarefa para uma empresa especializada em recuperar dados do HD, tendo até casos de sucesso quando o HD ficou mergulhado em água por alguns dias ou quando ele foi parcialmente danificado. Nota-se, então, a importância de sabermos como deletar arquivos definitivamente, isto é, excluir arquivos sem que eles possam ser recuperados por qualquer programa ou técnica de microscopia. Abaixo será detalhado alguns métodos para apagar dados, suas vantagens e desvantagens.

hd
HD com seu disco interno. Foto de Roberto F.


Esvaziar lixeira ou deletar arquivos permanentemente

Segurar a tecla Shift e depois apertar a tecla Delete, assim como esvaziar a lixeira não exclui fisicamente um arquivo do HD, apenas diz ao sistema que o local no HD onde o arquivo deletado estava ocupando agora está disponível para gravação. A razão de sistemas operacionais não excluírem completamente um arquivo é porque esse processo tomaria muito mais tempo do sistema do que o processo atual, que diz ao sistema que o local ocupado pelo arquivo apagado agora está livre para gravação de um novo arquivo. Já até foi postado um tutorial aqui no blog ensinando como recuperar arquivos deletados do HD, pen drive ou mp4. Para visualiza-lo clique aqui. Usando esse método você não garante nem um pouco que seus arquivos serão realmente deletados. É aconselhado usa-lo para situações rotineiras que não manipulem informações confidenciais.

deletar
Foto de John Pastor


Programa para deletar arquivos

Programas como o Eraser tem a finalidade de apagar completamente dados do HD e são muito eficientes nessa tarefa. No Eraser, por exemplo, você tem a opção de escolher diversos métodos de exclusão, desde Gutmann a US DoD 5220.22M, e eles sobre-escrevem o HD diversas vezes. Usar um programa desse tipo praticamente elimina a possibilidade de recuperação, mas o problema em utiliza-lo é que mesmo após apagando um arquivo do HD ainda pode permanecer arquivos temporarios no sistema, igual quando usamos o Microsoft Word e ele cria um arquivo de backup. O Eraser é gratuito e pode ser baixado aqui. Aproveite e veja nesse link um tutorial ensinando como deletar arquivos utilizando o Eraser.




Programa para deletar o HD

Ao invés de excluir somente alguns arquivos, como o Eraser faz, esse tipo de programa apaga totalmente o HD, inclusive arquivos temporários. Imagine uma empresa que deseja doar seus computadores antigos e acaba simplesmente formatando todos os HD's. Um ato de pura bondade pode terminar em casos de fraude, pois formatar o HD não elimina seu conteúdo, como já foi dito anteriormente. Usar um programa para deletar todo o HD praticamente elimina as chances de dados antigos serem recuperados e é altamente recomendado. Diversas gangues online compram HD's antigos pela internet, em sites como o eBay, com o objeto de encontrar alguma informação confidencial. Uma dica para apagar todo o conteúdo do HD é usar o DBAN, um software open source que pode ser usado em sistemas Windows, Linux e Macintosh. Para baixa-lo clique aqui.


Desmagnetizar HD ou destruir HD

Se você quer ter ainda mais certeza de que seus seus dados confidenciais serão apagados de uma vez por todas, mesmo após a utilização do DBAN, então você pode começar a pensar em desmagnetizar o HD ou destruir o HD (corretamente). Em ambos os casos o HD se tornará inútil para utilização, restando apenas uma lixeira para ele (verifique com o fabricante). Para quem necessita desse nível de confidencialidade existem empresas que fazem a desmagnetização de HD's ou a destruição de HD's, e se for feito corretamente irá garantir que seus dados sejam destruídos completamente. Naturalmente, nem todos gostam de pagar alguns serviços e acabam fazendo-os si mesmos. Então não perca seu tempo passando com um carro sobre o HD, pois isso não é eficiente. Ao invés, você pode destruir um HD usando uma furadeira. Use uma broca adequada para componentes metálicos, coloque um protetor para os olhos (É REALMENTE PERIGOSO FAZER ISSO!), faça diversos buracos no disco que está dentro do HD e deite a furadeira para destruir toda a camada de armazenamento magnético do disco. Ao menos com isso quem quer que tente recuperar seus dados irá precisar de MUITA dedicação e MUITO recurso financeiro.

destruir hd
Destruindo HD com uma furadeira. Foto de bitful





Para quem realmente está interessado em proteger seus dados então é altamente aconselhável o uso de criptografia no HD. Encriptar é transformar a informação original para uma forma ilegível, de forma que ela possa ser lida corretamente apenas por quem possuir a "chave", que no caso será você. Um caso famoso de criptografia de dados foi a que ocorreu com o banqueiro Daniel Dantas, onde a policia federal não conseguiu decifrar a criptografia dos HD's do banqueiro. Não sei qual programa o banqueiro usou, e isso não é mais importante do que a senha que ele usou, mas uma dica de um programa para encriptar o HD é o TrueCrypt. Para baixa-lo clique aqui. Até mais.

criptografia
Como criptografar dados confidenciais. Foto de Lord Biro

Fontes: infosecwriters (em inglês) | blogpaedia | freewarereview (em inglês) | dailymail (em inglês)

Veja também





53 comentários :
Anônimo disse...

e com excluir arquivos mesmo depois de excluidos da lixeira sem formatar o computador

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

se isso foi uma pergunta, então sugiro que você use o programa Revo Uninstaller. Além de ser uma ótima ferramenta para desinstalar outros programas, ele também tem uma programa para limpar o HD (uma de suas ferramentas internas). Você escolhe uma partição e o programa tenta tornar os dados irrecuperáveis.

Anônimo disse...

VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS!!!! Se eu estivesse cara a cara com vc agora, não sei o que faria, faria qualquer coisa (mentira) em troca!
nota mil pra vc!

Nay disse...

Bom Dia...
Gostaria de saber se este programa de deletar o HD funciona com cameras digitais e ou cartoes de memória?
Ou se o Eraser funciona?
Caso nenhum dos dois delete definitivamente fotos de cameras digitais e cartoes de memória, gostaria de saber se tem uma sugestão de programa que tenha esta função.

Blogueigoo disse...

@Nay,

para deletar arquivos de câmeras digitais ou cartões de memória você pode usar o programa Eraser ou o Revo Uninstaller ("Ferramentas"->"Limpador de Rastros"->"Exclusão Irreversível").
Se você deletou os arquivos do HD, limpou a lixeira e deseja tornar arquivos irrecuperáveis, então você pode usar o Revo Uninstaller ("Ferramentas"->"Limpador de Rastros"->"Remoção de Evidências").

Blogueigoo disse...

@Nay,

você também pode usar o software MiniTool Partition Magic para limpar o HD, pen drive, câmera digital ou algum outro dispositivo de armazenamento.

CUIDADO NA HORA DE ESCOLHER A UNIDADE QUE SERÁ LIMPADA!!!

Se você escolher a unidade errada você pode apagar todo o seu HD. Escolha apenas a câmera digital.
A opção para limpar se chama "Wipe Partition".

Security Recovery - Recuperação de Dados disse...

Galera, a Security Recovery é uma empresa especializada em Recuperação de dados e serviços como inutilizar um hd ou apagar definitivamente seus dados.

Site: www.securityrecovery.com.br

Anônimo disse...

como é que me livro definitivamente de de fotos que não quero mais? sem deixar nenhuma chance de recuparação?
adorei as dicas viu.

Anônimo disse...

ah! outra coisa: para onde vão os arquivos que excluo da lixeira?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

quando você limpa a lixeira, o sistema operacional (Windows) vai no HD e marca aquela região onde estava o arquivo como "disponível para uso", ou seja, o arquivo não aparece mais para você, mas ele ainda está no HD. Por isso esses programas de recuperação conseguem reverter o processo.
Se você quer deletar definitivamente um arquivo do HD, então use o programa Eraser. Caso você já apagou o arquivo, mas foi do modo tradicional, ou seja, limpando a lixeira, e deseja ainda assim limpar o HD (tornar o arquivo já apagado irrecuperável), então use o programa Revo Uninstaller.
Para ambos os casos existem tutoriais neste blog. Segue os links:

http://blogueigoo.blogspot.com/2009/03/como-deletar-arquivos-eraser.html (como deletar arquivos usando o Eraser)

http://blogueigoo.blogspot.com/2011/08/como-apagar-historico-google-msn-skype.html (como limpar arquivos já apagados da lixeira - está no final do tutorial)

Anônimo disse...

Vou vender meu celular e quero excuir os meus arquivos sem que possam ser recuperados. Eu baixei o Revo Uninstaller mas não sei o que eu faço para que ele exclua as evidêncas do meu celular. O que eu faço?

Anônimo disse...

Há duas opções 'selecionar arquivos para excluir' e 'selecionar pastas para excluir'. Em qual eu clico? E também gostaria de saber se isso não vai prejudicar meu celular, se vai dar pra usar, se não prejudicará o chip nem as configurações. Bem, quero saber se não irá acontecer nada. Obrigado.

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

parece que o Revo Uninstaller não permite o uso da funcionalidade de limpeza de evidências para dispositivos externos (celular, pen drive, micro SD, etc.). Como citei acima, existe o Eraser, um outro programa para essa funcionalidade e que consegue trabalhar em uma memória externa. Já adianto que não sei se irá funcionar para você. Existem celulares que, quando conectados ao computador, não permitem o acesso a memória interna. Agora se o celular tiver cartão de memória externa (micro SD), então é só você remove-lo e pluga-lo ao PC (obviamente usando um adaptador). Assim você conseguirá fazer o programa Eraser remover as evidências no cartão.
Para celulares com memória externa (cartão), acredito que não haverá problemas ao usar o programa Eraser. Já para celulares com memória interna, sei que alguns celulares antigos tinham problemas ao se tentar mexer nos arquivos internos, mas não sei se você terá problemas ao usar o Eraser nesse caso. Teoricamente, o Eraser só vai mexer nas áreas da memória que não estão sendo utilizadas, ou seja, não é pra dar problemas, mas na prática não sei o que pode acontecer. O RISCO É SEU.
Se quiser saber mais sobre o Eraser, veja o link abaixo. Nele, para o seu caso, você precisará adicionar uma tarefa nova, escolher a opção "Unused space on drive" e escolher o seu celular na lista de drives (confirme antes no "Meu Computador"). Quanto mais "passes", mais difícil será de recuperar algo futuramente, mas em compensação o processo de remoção se torna mais demorado.

http://blogueigoo.blogspot.com/2009/03/como-deletar-arquivos-eraser.html (como deletar arquivos usando o Eraser)

Anônimo disse...

comprei um cartão de memória novo, coloquei no lugar do outro e guardei o meu antigo. Ainda assim da pra recuperar os arquivos?

Anônimo disse...

tinha várias fotos na memória interna do meu celular, eu posso recuperar elas? existe algum programa que a as apague definitivamente?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

acho que recupera-las será tão difícil quanto está sendo apaga-las. Pelo o que eu entendi, você não tem acesso a unidade de armazenamento interna do celular quando o conecta ao computador (por exemplo, aparece o F:). Se eu estiver errado, ou seja, você tem acesso a memória interna através de algum drive no computador (alguma letra - X:), então use o programa Eraser para limpar. Quanto mais "passes", mais improvável será uma recuperação futura.
Em caso de curiosidade, antes de usar o Eraser, utilize o programa Recuva para tentar recuperar algo, assim você terá noção do que podia ser recuperado.
Sobre o Eraser, ele é gratuito e pode ser baixado pelo link

http://www.baixaki.com.br/download/eraser.htm

Para o outro cenário, ou seja, você não tem acesso a memória interna do celular, acho bem difícil alguém sem comprometimento recuperar fotos do celular, ainda mais que quanto mais o celular vai sendo utilizado, mais difícil vai ser para recuperar algo futuramente. Talvez hajam softwares específicos dos fabricantes para tal finalidade.

Anônimo disse...

Sim, meu celular (Samsung Corby) tem acesso a memoria interna pelo pc, mas quando eu fui tentar adicionar a pasta de fotos no Eraser, não dava. Eu já formatei a memoria interna, gravei arquivos por cima e formatei de novo. Alguns sites que eu visitei disseram que, se tratando da memoria interna, a formatação física era suficiente. Tem algo mais que pode ajudar?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

o problemas das ferramentas de formatação encontradas por aí é que elas geralmente apagam só o índice do arquivo, mas não apagam o conteúdo, assim o sistema operacional sabe que pode sobreescrever (gravar algo por cima) de uma determinada parte da memória pois não existe nenhum índice associado a essa área. Elas apagam só o índice porque isso é bem mais rápido do que apagar os dados em sí, o que é vantajoso em termos de velocidade. Por analogia, entenda como um livro com índices e os capítulos (dados dos arquivos). Apagar o índice não significa que os dados serão apagados imediatamente.
O que o Eraser faz, e várias outras ferramentas do mesmo gênero também fazem, é sobreescrever várias vezes essas regiões sem índices associados (após formatado, por exemplo) de forma aleatória de modo a torna-los irrecuperáveis. Aliás, o próprio sistema operacional faz essa sobreescrita, conforme você apaga, copia e cria arquivos no dia a dia, mas é um processo longo (as vezes é possível recuperar algo de vários dias atrás). Usando o Eraser, todas as áreas que não estão sendo usadas são sobreescritas de uma só vez, ou seja, torna a recuperação quase impossível (quanto mais "passes", mais difícil recuperar).
Você disse que foi tentar adicionar uma pasta no Eraser, mas não deu certo. O que exatamente não deu certo? Apareceu alguma mensagem de erro?
Recomendo a você, no Eraser, na hora de escolher uma das 3 tarefas possível (arquivo, pasta ou drive), escolher o drive do celular para ser limpado ("Unused space on drive"). O programa vai sobreescrever somente nas áreas que não estão sendo utilizadas (possíveis fotos antigas). Detalhe, ele vai sobreescrever ("passes") quantas vezes ele estiver configurado para. Clicando em "Edit"->"Preferences"->"Erasing..." você pode escolher quantos "passes" (sobreescritas) serão feitas. Quanto mais "passes", mais demorado será o processo, mas em compensação mais improvável será a recuperação posterior. Tudo bem que chega parecer paranóia, mas acho que não custa nada ser cauteloso, né!?
Qualquer dúvida, comente novamente. Até mais.

Anônimo disse...

Se eu deletar o meu HD, eu perco os arquivos do meu computador? Como fotos, arquivos, etc. (Arquivos que eu não quero que sejam apagados, obviamente, rs)

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

o ato de deletar o HD citado acima (software DBAN) apaga sim seus arquivos. Se você quer tornar irrecuperáveis os arquivos já apagados, então use o software Revo Uninstaller. Nele, na parte de "Ferramentas"->"Limpador de Rastros", há a opção "Remoção de Evidências" que serve justamente para tornar irrecuperáveis aqueles arquivos já apagados anteriormente. Ou seja, essa opção não apaga seus arquivos em uso.

Anônimo disse...

quando o arquivo já foi deletado de modo padrão, mas vc quer deletá-lo definitivamente do HD, como proceder para recuperá-lo e eliminar definitivamente?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

se o arquivo já foi apagado e você só quer limpar o disco, então use o programa "Revo Uninstaller" (já postei ele aqui no blog).
Com ele aberto, vá em "Ferramentas"->"Limpador de Rastros", há a opção "Remoção de Evidências" que serve justamente para tornar irrecuperáveis aqueles arquivos já apagados anteriormente. É só você escolher uma partição do seu HD e executar a ferramenta.
Depois de limpar os rastros, faça um teste com o programa "Recuva" para ver quais arquivos podem ser recuperados e quais não podem.

obs.: Tanto o "Recuva" quanto o "Revo Uninstaller" já foram contemplados em tutoriais deste blog. Use a barra de busca no topo desta página para acha-los.

Anônimo disse...

Eu uso o programa DVD Shrink 3.2, ele grava dvds. o problema é o seguinte: ele sempre grava os filmes no hd, mas mesmo quando eu retiro o arquivo do hd,mas ele fica como se ainda estivesse lá. Eu apenas queria saber como faço para excluir o arquivo do hd mas ao mesmo tempo nao perdê-lo, de modo que fique gravado em outro local (no desktop ou nos documentos).
Se alguem souber responde ai.

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

qual arquivo o DVD Shrink grava no HD e em que local ele fica? Você tentou apagar como?

Anônimo disse...

Gravei filmes no HD com o DVD Shrink 3.2 mesmo, eu envio ele para meus documentos ou o desktop ou as vezes apago normalmente para a lixeira, mas mesmo assim o filme continua como se estivesse ainda no HD. Se puder ajudar, obrigado.

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

provavelmente o DVD Shrink está usando alguma outra pasta temporária para gravar o DVD no HD. Aonde ela está localizada eu não sei, mas talvez você consiga encontrar o arquivo remanescente digitando um certo comando no prompt de comando.
Para abrir o prompt, clique em Iniciar e depois em Executar. Digite "cmd" (sem aspas) e aperte Enter. Aparecerá uma tela preta (prompt de comando). Agora você tem que fazer buscas nas suas partições (c:, d:, e: ou alguma outra que você tenha). Segue abaixo os processos detalhados:

- digite "cd \" (sem aspas) e aperte Enter.
- digite "dir /s /b *nome*do*arquivo*apagado*.*" para tentar achar alguma outra copia que esteja escondida. Depois de um tempo (pode demorar), serão listados os arquivos encontrados com os parâmetros passados (nome de arquivo parecido com o apagado).

Se foi encontrado algum outro arquivo, então é só você apagar. Senão, você pode tentar procurar em outra partição. Para acessar outra partição do seu HD através do prompt, digite "d:" (sem aspas e supondo que você tenha uma partição chamada d:) e aperte Enter. Agora é só repetir os processos anteriores.
Comente novamente para tentarmos outras coisas. Só uma dúvida: porque você diz que o filme continua como se estivesse no HD? O DVD Shrink fica listando ele?

Anônimo disse...

Apaguei duas pastas temporariamente do meu hd e queria saber como recuperá-las. Se souber como fazer isso agradeço.

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

tente usar o programa Recuva. Talvez você consiga recuperar o conteúdo dessas pastas deletadas.

Anônimo disse...

gostei muito

Anônimo disse...

Uma forma que testei para deletar acabar com qualquer possibilidade de recuperação de dados, foi sobrescrever todo o espaço livre das partições do meu HD.
Ex. Criei uma pasta de 1 GB com imagens e fui fazendo cópias dessa pasta até que o HD lotasse, depois transferia tudo para outra partição e assim por diante.
Demora, mas é seguro e os dados que vc queria deletar, nunca mais serao recuperados. Vão ficar as imagens da pasta fantasma.
Fiz apenas para teste.

Anônimo disse...

Olá, arquivos de mais de um ano deletados do modo convencional podem ser recuperados?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

sim, é possível, entretanto, quanto mais você utilizar o computador (copiar, deletar e criar arquivos), menor será a chance de recuperação.
Em outras palavras, se for recuperar, o quanto antes melhor. Caso contrário, será cada vez mais improvável a recuperação.

Anônimo disse...

Eu quero executar uma limpeza no espaço livre do meu HD, para que não possa ser recuperado nehum arquivo excluído, mas já usei o CCleaner com 35 etapas e não apagou nada, baixei o Eraser 6.0.10 mas não sei como usa-lo, tem algum programa que limpe o espaço limpo sem que possa recuperar mais nada.
Desde já agradeço...

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

para tal funcionalidade, utilize o programa Eraser (opção "Unused space on drive" em "File"->"New Task").
Outra opção é o programa Revo Uninstaller (opção ("Ferramentas"->"Limpador de Rastros"->"Remoção de Evidências").
Ambas as opções citadas servem para aqueles casos onde você já apagou os arquivos normalmente (não estão na lixeira), mas deseja remover do HD possíveis traços deles.

Anônimo disse...

Bom eu não consegui usar o Eraser 6.0.10, usei o Revo, mas não funcionou todos os arquivos continuam lá, não sei como exclui, tem um monte de foto de pessoas que nem conheço no HD, salva tudo fotos de todos os sites que entro, já usei o CCleaner, mas não adiantou... O que eu faço para esses arquivos sairem de lá...

Obrigado Desde já!
Thays

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

as duas opções que citei acima serviriam se os arquivos já estivessem sidos deletados, mas parece que esses arquivos ainda estão no HD e são de algum navegador.
Qual navegador você usa? Sua versão do CCleaner é atual? Quando você disse "lá" seria aonde?

Anônimo disse...

Rsrsrsr Bom eu uso o Google chrome, e quando eu uso o recove no disco C, ele recupera um monte de arquivos que eu nem salvei no meu pc e nem exclui, ja que eu não salvei né? ele recupera fotos de pessoas do facebook, que eu só olhei, fotos de sites de pesquisas que eu fiz, recupera tudo, tem muitas fotos que eu somente cheguei a olhar no facebook, imagens de perfis, já usei o CCleaner para apagar arquivos temporários, mas continua tudo lá no disco C.
Não sei mais como apagar esses dados que talvez, não sei, o Navegador salva no disco.
Obrigado pela atenção...
Thays

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

para limpar o histórico do Google Chrome faça o seguinte:

- abra o Google Chrome
- clique no ícone da chave inglesa (logo abaixo do botão X para fechar)
- clique em "Histórico" (será mostrado todo o histórico salvo até agora)
- clique em "Limpar todos os dados de navegação..."
- em "Eliminar os seguintes itens desde" escolha "desde o começo" para que tudo seja apagado
- selecione todos os outros itens
- clique em "Limpar dados de navegação"

Se quiser deixar que essa tarefa de limpeza seja executada automaticamente toda vez que o navegador for fechado, faça o seguinte:

- abra o Google Chrome
- clique no ícone da chave inglesa (logo abaixo do botão X para fechar)
- clique em "Configurações"
- desca até o final da página e clique em "Mostrar configurações avançadas" (caso esta opção esteja visível)
- na parte "Privacidade", clique no botão "Configurações de conteúdo..."
- na parte "Cookies" da nova janela aberta, habilite a opção "Limpar cookies e outros dados do site e do plug-in ao fechar meu navegador"

Agora toda vez que o navegador for fechado os dados de navegação serão apagados.
Entretanto, ainda falta uma coisa: limpar o HD de modo a remover aqueles dados já apagados da lixeira. Para isso, faça:

- abra o programa Revo Uninstaller
- clique em "Ferramentas"
- escolha a aba "Limpador de Rastros" (menu a esquerda)
- clique na opção "Remoção de Evidências"
- selecione as partições que você deseja limpar (somente os dados já apagados da lixeira)
- clique no botão "Executar" e aguarde o término

Após o processo, tente usar o programa Recuva e veja se obteve sucesso.
Outra alternativa, como já disse nos comentários acima, é usar o programa Eraser (opção "Unused space on drive").
Lembrando que o processo de limpeza do navegador descrito acima serve só para o Chrome. Se quiser limpar dos outros navegadores (estou falando dos dados que ainda estão ativos no HD), então recomendo usar o programa CCleaner.

Anônimo disse...

Excelente matéria, sanou todas as minhas dúvidas, só tenho a agradecer, continue nos municiando de boas e úteis informações.

Anônimo disse...

eu uso o Chrome e para deletar arquivos que eu já exclui e continuam no HD usei o CCleaner na opção "apagar espaço livre". tem algum problema?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

alguns usuários relataram que não adiantou usar o CCleaner pois os arquivos continuavam podendo ser recuperados.
Tente usar o programa Eraser. Qualquer dúvida, siga esse tutorial:

http://blogueigoo.blogspot.com/2009/03/como-deletar-arquivos-eraser.html

Anônimo disse...

Eu apaguei permanentemente um arquivo do meu HD externo, quando eu passo pra ele o mesmo arquivo, ele não lê, eu tinha um jogo no HD Externo e o PS3 não leu ele, mas lia antes de deletar

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

tem uma ferramenta no próprio Windows que tenta encontrar e resolver erros nos discos rígidos. Para acessa-la, faça:

- conecte o HD externo no PC
- abra o "Meu Computador"
- clique sobre a unidade (botão direito)
- escolha a opção "Propriedades"
- clique na aba "Ferramentas"
- clique no teste de erros (primeiro)

No Windows 7 é aberto uma janela com duas opções (recomendo marcar as duas) e os botões de operação. Nos outros Windows não sei como é, mas deve ser algo parecido.
Talvez essa ferramenta resolva os problemas que você vem tendo.

Anônimo disse...

O Revo Uninstaller pode apagar fotos definitivamente do HD?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

use o programa Eraser (tem aqui no blog) caso as fotos ainda estejam visíveis no HD.

Anônimo disse...

SObre o DBAN - bom éo seguinte quem tem um HD de 500gb vai demorar umas30 hrs, HD com 300gb demora umas 18 ou 20 hrs ,HD de 100gb umas 15 hrs, tenha paciencia , demora msmo pois vai ficar como novo seu HD depois desse processo todo , instala SO windows XP , depois para windows 7 , para obter os services pack 3 directx e outros componentes do windows,fica dica!!!!!

Anônimo disse...

o programa "Revo Uninstaller" pode ser usado para apagar definitivamente fotos e outros arquivos do celular, sendo usado diretamente do celular?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

use o programa Eraser para apagar os seus arquivos. Neste blog há um tutorial ensinando como apagar arquivos utilizando o Eraser (link abaixo), mas já adianto algumas dicas de utilização do programa Eraser:

- se atualmente os arquivos ainda NÃO foram deletados do celular (ou cartão de memória), então utilize as opções "Files in folder" e "File";

- se atualmente os arquivos já foram deletados, mas você quer limpar qualquer rastro restante, então utilize a opção "Unused disk space".

Mais detalhes de uso do programa Eraser você encontra neste tutorial:

http://blogueigoo.blogspot.com.br/2009/03/como-deletar-arquivos-eraser.html

Como forma de confirmar a remoção, recomendo, após utilizar o Eraser, a utilização do programa Recuva (tenta recuperar arquivos deletados).

Marcio Kodama disse...

Blogueigoo,utilizo um programa para apagar arquivos inúteis e fazer aquela limpeza de cookies e arquivos inutilizados. Se chama PC Faster...

Acho que pode dar uma ótima postagem também, sobre como apagar arquivos inúteis. Veja o que acha! Uso ele aqui...

http://www.pcfaster.com/pt/?opblg=1

Flávio disse...

Fera total esse blogueigoo!
Muito obrigado pelas dicas, continue aí.

Anônimo disse...

Olá, gostaria apenas de apagar fotos e docs em word do meu HD, qual programa é mais fácil e recomendado? E eu terei que formatar de novo meu HD?? Obrigada, Luciana

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

se os arquivos ainda não foram enviados para a lixeira e você sabe a pasta em que estão localizados, então é só usar o programa Eraser. Tem um tutorial sobre ele aqui no blog.
Caso os arquivos já foram excluídos da lixeira, mas você quer remover possíveis rastros, então há a opção de usar o programa Eraser (opção "Unused space on drive"), o Revo Uninstaller ou algum outro programa do gênero.

Anônimo disse...

Blogueigoo, eu deixei de preguiça e fui lendo todos os posts, então optei por usar o Revo Uninstaller e foi super fácil, só deletou o que já tinha sido excluído da lixeira (assim espero rs). De qq forma obrigada pela resposta e vou salvar seu blog nos meus favoritos, pq eu sou metida a fazer as coisas mas não entendo nada e preciso de ajuda rs. Obrigada, Luciana