quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Como descompactar arquivos - 7Zip


Para encerrar a coletânea de tutoriais sobre o 7Zip, hoje eu vou explicar como descompactar arquivos, seja ele um único arquivo no formato zip, rar, etc., seja ele um arquivo com senha ou seja vários arquivos compactados que, quando descompactados, formam os arquivos originais. Se você estiver meio perdido em relação à utilidade do programa então aconselho você visitar a página explicando quem é exatamente esse programa para compactar e descompactar arquivos. Visite também a página ensinando como instalar e configurar o 7Zip e também o tutorial explicando como compactar arquivos, inclusive colocar senhas e dividir um arquivo em várias partes. Bem, voltando ao tutorial, separei ele em duas partes: descompactando arquivos únicos e descompactando arquivos divididos em várias partes. Segue abaixo.

descompactar arquivos

Como descompactar um arquivo

Imagine a seguinte situação:

Você navegou pela internet atrás de algumas apostilas e acabou achando um site que dizia ter 3 delas. Então você clicou no link de download e baixou um único arquivo no formato rar (7z ou zip). E agora? Onde estão as 3 apostilas?

Situação comum com qualquer usuário e não acontece só com apostilas, mas sim com qualquer tipo de arquivo. Entretanto, não se preocupe, pois os seus arquivos estão compactados (comprimidos) naquele único arquivo baixado, que em nossa situação está no formato rar. Para descompactar esse arquivo (extrair os arquivos que estão dentro dele) você deve seguir os procedimentos abaixo, isto é, supondo que você já passou pelo tutorial de instalar e configurar o 7Zip. Os processos abaixo estão relacionados com as imagens que os seguem. Veja-as também.

  • Dê um duplo clique (ou ENTER) no arquivo compactado (arquivos com extensões 7z, zip, rar, tar, etc., são arquivos compactados). Será aberto o 7-Zip File Manager (figura A).
  • Visualizando dentro do arquivo compactado, selecione os arquivos que você deseja descompactar (extrair). Utilize o mouse ou o teclado (tecla SHIFT ajudará).
  • Clique com o botão direito do mouse sobre a sua seleção. Será aberto um menu. Clique em 'Copiar para...' (figura B).
  • Na próxima tela que aparecer você deve escolher a pasta onde serão salvos os arquivos extraídos (figura C).
  • Clique em OK. Pronto, seus arquivos foram extraídos do arquivo compactado. Verifique se os arquivos realmente estão na pasta que você especificou (figura D).

descompactar arquivos
Figura A
descompactar arquivos
Figura B
descompactar arquivos
Figura C
descompactar arquivos
Figura D

Como descompactar arquivos divididos em várias partes

Uma outra situação comum na internet é quando um usuário tem um arquivo, seja um video, jogo ou mesmo um texto, e resolve dividi-lo em vários arquivos de extensões numéricas, algo como 001, 002, 003 e assim por diante (figura E). Essa divisão é vantajosa, pois diminui o total de bytes que teremos que baixar (o arquivo está comprimido) e também porque as vezes as conexões estão muito ruins a ponto de serem interrompidas, o que implica no cancelamento do download, mas como o arquivo está dividido em várias partes podemos continuar da parte que paramos e não ter que baixar todo o arquivo. Também é comum encontrar pela internet vários arquivos compactados, esteja ele em rar, zip ou 7z, que estejam protegidos por senhas (você PRECISA da senha). Veja abaixo como devemos fazer para descompactar esses tipos de arquivos.

descompactar arquivos
Figura E

  • Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo com extensão 001, selecione 7-Zip e depois clique em 'Extrair arquivos...' (figura F).
  • Na tela que se abre você deve especificar o local que você deseja que os arquivos sejam extraídos e, se houver, inserir uma senha (figura G).
  • Depois que você clica em OK será mostrado a tela do progresso (figura H).
  • Agora verifique se os arquivos realmente foram salvos na pasta que você especificou (figura I).

descompactar arquivos
Figura F
descompactar arquivos
Figura G
descompactar arquivos
Figura H
descompactar arquivos
Figura I

Algumas pessoas, ao invés de encontrar arquivos com extensões 001, 002, etc., podem encontrar arquivos com extensões r00, r01, r02, e assim por diante, e no meio dessas várias partes há um arquivo com extensão rar. Nesses casos basta descompactar (ou extrair) o arquivo com extensão rar.

Esse tutorial focou somente em explicar como extrair arquivos dessas duas maneiras, mas com o passar do tempo e com a utilização diária vocês verão que existem diversas maneiras para descompactar arquivos, inclusive clicar e arrastar os arquivos (eu faço dessa maneira). Não deixem de visitar os outros tutoriais sobre o 7-Zip para complementar seus conhecimentos adquiridos até o momento. Enfim, até mais.

Vejam também:


notebook
Notebook
processador
Processador
computador
Computador
mouse
Mouse
hd
HD

Veja também





19 comentários :
Anônimo disse...

otimo esse site estava perdida nesses programas compactados,nao sabia mais o que fazer e esse site explica direitinho de forma simples como descompactar ,compactar,juntar partes,realmente e um site otimo para quem assim como eu nao e muito genio em manipulaçao de videos...alem de que vç encontra varias outras dcas e tutorias muito importantes que devem mesmo ser lidos...valeu pelo site...

judy nails [julia]

Anônimo disse...

parabens me ajudou muito.

Leemur of Leemur disse...

Ai cara, eu baixei um programa, e ele veio dividido em varias partes, que nem você msotrou ai. MAs quando mando extrair e digito a senha, ele abre uma janela escrito 'não foi possivel abrir como arquivo'.
o que pode ser?Tem como me ajudar?

Blogueigoo disse...

@Leemur of Leemur,

vou falar 3 possíveis problemas, mas não garanto uma solução efetiva.

- Incompatibilidade de programas. Tente descompactar seus arquivos usando o 7Zip, WinRar e WinZip. Já tive problemas que, quando um software não conseguia descompactar, o outro conseguia.

- Senha incorreta. Certifique-se se a senha realmente está correta.

- Arquivo corrompido. Pode acontecer de algum dos seus arquivos estar corrompido. Nesse caso você pode usar um software para verificar a integridade dos seus arquivos. Alguns sites de download fornecem os código MD5 e CRC dos arquivos a serem baixados. Com esses códigos você confirma se o que você baixou é igual ao que estava no servidor (em outras palavras, verifica se está corrompido ou não).

Enfim, infelizmente só posso te ajudar dessa maneira. Até mais.

Anônimo disse...

muuito util, muito obrigado

João Victor disse...

Eu já sabia por XP própria, mas é legal a sua atitude de ajudar novatos, esse seu post é excelente, muito explicativo, e sem mais palavras de um veterano ;D.

Anônimo disse...

Aer o meu estou baixando um jogo e ta no arquivo 7.z esta dessa maneira (NUN3.7Z) dai eu tento retirar o arquivo e estrair para outro locar e da erro não especificado :/ bem acho que é por que o arquivo não esá completo o arquivo são 20 partes e eu ainda não tenho todas você sabe se presisa de todas pra extrair ?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

provavelmente precisa sim. Alguns programas até descompactam mesmo não tendo todas as partes, mas o arquivo final fica corrompido. Resumindo, você terá que baixar todas as partes.
Bom jogo.

Anônimo disse...

Ok vlw vo baixar todas as partes =D Esse site tem resposta rapida eu gosto de sites assim que tem compromisso. aqueles site relaxados que demora 1 semana pra respoder é horrivel. adorei o site! vlw msm!

Anônimo disse...

Bela explicação, valeu !

Anônimo disse...

gostei turial muito bom

Ana Paula disse...

Olá eu tenho o jogo undercover no cd, mais ele ta com as partes separados. E eu so sei uni-las com as partes divididas, vc poderia me dizer o que faço, pois quero joga-lo no pc e nao consigo. Por favor me ajudem o mais rápido que vc puder, obrigada desde já!

Blogueigoo disse...

@Ana Paula,

se entendi bem, o jogo está gravado em mais de um CD e cada um dele contém partes da compactação. Se for isso, copie todas as partes dos CD's e cole-as em alguma pasta do computador. Após deixa-las na mesma pasta, descompacte e emule a imagem ISO (mais provável que seja isso).
Procure aqui no blog um tutorial ensinando como emular imagem ISO.
Caso o que eu entendi não seja o que está acontecendo aí, então por favor tente explicar sua situação novamente. Confesso que fiquei um pouco confuso em tentar entender a diferença entre "separados" e "divididas". Aguardo resposta.

Anônimo disse...

Mauricio, e.mail mauriciocrespo@bol.com.br, recebi uma gravação compactada com programa 7zip, baixei o programa, fiz tudo, quando fui ouvir a gravação, apareceu uma janela:"Windows Media Playera/ O Windows Media Player encontrou um problema ao executar o arquivo/ (FECHAR) (AJUDA NA WEB), verifiquei com fabricante HP, pesquisei, e nada. Consigo ouvir outras gravações não compactadas e músicas. O que faço p/passar por essa janela p/ouvir a gravação compactada.

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

pelo que eu entendi, você descompactou a gravação, mas esta não rodou no WMP. Talvez o arquivo necessite de algum codec que não está instalado no seu PC. Se for esse o problema, recomendo a você tentar instalar o CCCP (veja link abaixo) para não precisar daqueles pacotes de codecs. Além disso, esse tal de CCCP tem o WMP Classic, um programa que considero melhor que o WMP que vem instalado.
Agora, se for um problema de mal descompactação, então recomendo a você tentar descompactar com outro programa do gênero (WinRar, por exemplo) e ver se a gravação roda.

Link do CCCP: http://www.cccp-project.net/

Anônimo disse...

eu tava tentando descompactar o meu gmod 11 standalone mas tava fazendo
errado obrigado cara me ajudou muito

Fábbio Gallardo disse...

Cara me ajudou muito, eu não sabia o que era e como descompactar, valeu mesmo!!

Anônimo disse...

Me ajudou muito,eu que sou uma analfabeta de informática de pai e mãe! Bem explicativo, Obrigada!

Anônimo disse...

Vlww... Me Ajudou muito. eu tinha baixado o arquivo varias vazes e sempre dava arquivo corrompido --'.